Descubra: Ídolo do CRB, Joãozinho Paulista jogou final de Brasileiro pelo Atlético-MG!

O jogo de quarta-feira entre CRB e Atlético-MG, válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil, terá um significado especial para um personagem importante na história dos dois clubes. Joãzinho Paulista, considerado o maior ídolo do CRB, também é lembrado pelos torcedores do Atlético-MG.

As diferentes lembranças de Joãzinho Paulista

Em Alagoas, ele ficou conhecido como João dos Gols, devido à sua parceria de sucesso com o ponta-esquerda Silva e à sua impressionante capacidade de finalização.

Já em Minas Gerais, a história teve um desfecho diferente. Na final do Campeonato Brasileiro de 1977, contra o São Paulo, Joãzinho desperdiçou um pênalti diante do goleiro Valdir Perez.

Em uma entrevista ao ge, Joãzinho Paulista relembrou esse momento difícil de sua carreira.

A imagem negativa que eu tenho do meu tempo de jogador foi na final do Brasileiro. O Atlético fez uma campanha histórica e abriu dez pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o São Paulo. Mas, pelo regulamento, haveria um jogo final no Mineirão. Depois de um empate por 0 x 0 no tempo normal, a decisão foi para os pênaltis. O Cerezo perdeu a primeira cobrança do nosso time, o Ziza e o Alves converteram e chegou a minha vez, lembrou o atacante.

Ele continua: Caminhei para a marca do pênalti confiante. O Valdir Perez era um grande goleiro, mas eu, mesmo com apenas 21 anos, tinha certeza de que faria o gol. Vi o goleiro se movimentar para o canto e decidi chutar forte, mas acertei muito embaixo da bola e ela subiu.

As memórias do Galo alagoano

Por outro lado, as lembranças de Joãzinho Paulista no CRB foram muito diferentes. Ao falar sobre a parceria com o amigo Silva Cão, o ex-centroavante conta detalhes da dobradinha que rendeu várias conquistas ao clube.

Silva e eu formávamos uma dupla infernal para as defesas adversárias. Treinávamos muito, aqui mesmo no campo da Pajuçara, antigo estádio do CRB, e colocávamos em prática esse trabalho nos jogos. Tínhamos um sistema muito bem desenvolvido para marcar gols. Quando Silva preparava o cruzamento de fora da área, eu já sabia que a bola viria no segundo pau e corria para lá. Quando ele entrava na área, levantava a cabeça, baixava e eu já sabia que a bola viria no primeiro pau. Assim, ficava mais fácil. Como eu finalizava bem, era só cabecear e comemorar com a torcida, relembrou Joãzinho.

CRB e Atlético-MG iniciam nesta quarta-feira, às 19h, o confronto pela vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. O primeiro jogo será realizado no Estádio Rei Pelé, em Maceió, e a partida de volta está marcada para o dia 7 de agosto, na Arena MRV, em Belo Horizonte.

DEIXE UM COMENTÁRIO