Nos últimos cinco anos, o técnico Hélio dos Anjos viveu uma trajetória movimentada. Entre 2020, 2022 e 2024, ele conseguiu salvar as equipes do Náutico, Ponte Preta e CRB do rebaixamento, e no ano passado, foi responsável por conquistar a promoção para a Série B com o Paysandu.
Experiência sob Pressão
Aos 66 anos, Hélio demonstra habilidade em gerir a pressão nas fases decisivas das competições. Ele utilizou sua expertise para garantir a permanência do CRB ao vencer o Santos na Vila Belmiro. O treinador compartilhou como se preparou para a vitória de 2 a 0 sobre o campeão da Série B.
- Quem trabalha no futebol é um privilegiado quando enfrenta pressão, e precisamos mostrar ao time que não podíamos deixar a decisão para a próxima partida. Tive um problema com muitos jogadores pendurados com cartões amarelos. Durante a semana, pensei em alternativas para escalar o time sem prejudicar o próximo jogo (contra o Operário). No entanto, desde sábado, optei por manter todos os jogadores amarelados em campo, pois precisávamos vivenciar este jogo - afirmou o técnico, continuando:
A Importância da Pressão
- Nada é impossível. O Santos é o justo campeão, mas não é invencível. O que passei aos jogadores foi uma mensagem simples: pressão é privilégio. Precisamos fazer o nosso melhor quando pressionados. A responsabilidade de manter essa grande instituição na Série B do Brasileiro também é um privilégio e uma oportunidade de participar desse processo.
Segundo Hélio, o elenco acolheu sua forma de trabalho. Ele foi contratado em 20 de setembro e, em quase dois meses, conseguiu garantir a continuidade do clube na Série B.
- Sempre tive fé e confiança. Quando chegamos, a equipe tinha 89% de chance de ser rebaixada. Os jogadores não reclamaram do trabalho, nem das minhas mudanças em qualquer momento. Eles entenderam tudo. Nosso cotidiano mudou e o grupo me respondeu de maneira positiva, fazendo com que muitos jogadores evoluíssem individualmente. Cometemos erros, poderíamos ter sido classificados antes, mas no futebol o que importa é o agora. O momento foi esplêndido, com grande desempenho tático, físico e mental neste domingo.
O treinador também manifestou seu desejo de continuar no CRB em 2025. Em dezembro, o clube passará por um processo eleitoral, e o atual presidente, Mário Marroquim, busca a reeleição.
- Peço a Deus que eu permaneça em Maceió. Não sou um treinador que passou apenas três meses aqui; já estou há mais de um ano e meio nos clubes. Em 2024, fui campeão invicto do campeonato paraense e da Copa Verde (com o Paysandu), e ter a chance de manter o CRB na Série B é crucial. Em minha carreira de 38 anos, nunca comprometi meus princípios e o que sempre julguei ser a coisa certa.
Trajetória de Hélio nos Últimos Anos
Hélio teve um papel significativo nos últimos cinco anos:
- 2020: Salvou o Náutico do rebaixamento
- 2021: Campeão pernambucano
- 2022: Manteve a Ponte Preta na Série B
- 2023: Campeão paulista A2 (Ponte Preta) e acesso à Série B (Paysandu)
- 2024: Campeão paraense e da Copa Verde (Paysandu), além de evitar o rebaixamento do CRB